Powered By Blogger

domingo, 17 de fevereiro de 2013

RECURSO PARA HISTORIA


Sacola para contar histórias de E.V.A

multiplicação dos pães.











A Caixa é montada é uma cruz com a palavra JESUS, no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a SALVAÇÃO - Ofereça JESUS, a SALVAÇÃO aos seus alunos.

Apresente a caixa de presente as crianças.
Pergunte a elas: Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E do dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial? (ouça as respostas com atenção).

Todos nós gostamos de ganhar presente não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola ....
Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas)
Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais.
Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui na minha dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões).
Olha ..... Muitas crianças já tem esse presente e quem não tem deveria ter, porque ele é o melhor presente do mundo!
Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição, eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente, pois tem muitas pessoas que recebem e não dão valor, aí sabe o que acontece? Elas acabam perdendo o presente, ás vezes até deixam alguém roubar, pois na nossa vida existe diariamente "o inimigo" querendo sempre nos tirar do caminho do Senhor.
Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo? (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz).
A SALVAÇÃO, esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo e amor, pois Satanás deseja roubá-lo.

Leia a frase: Mateus 10:22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Termine a mensagem perguntando se alguma criança deseja aceitar JESUS em sua vida, e assim dá o primeiro passo para a SALVAÇÃO, nunca saindo dos caminhos do Senhor.







Coloque aqui a imagem da história que for utilizar









Televisão de papelão

Pode-se usar qualquer aula com esta televisão de papelão e
 também ser aproveitada para outras aulas trocando os temas.

É algo que atrai a atenção das crianças.






Como não tenho fotos da confeção passo a passo, retirei as informações abaixo do site da Revista Sorria.

Você precisa de: 1 caixa de papelão
 1 cabo de vassoura cortado em dois pedaços (com serrote)
 tinta guache
 pincel
 botões ou tampas de refrigerante
 folhas de papel sulfite
 canetas hidrocor, lápis e giz de cera
 fita adesiva



Como fazer1. Recorte um quadrado em um dos lados da caixa para fazer a tela de sua TV. Na parte lateral, próximo à abertura da tela, faça dois furos redondos de cada lado para encaixar os cabos de vassoura –um em cima e outro embaixo.
2. Pinte a caixa por fora, com guache, da cor que preferir.
3. Atravesse a caixa com os dois cabos, pelos furos, deixando pontas para fora para poder rodar o “filme”.
4. Cole as folhas de papel sulfite em seqüência e desenhe sua história quadro a quadro, da primeira para a última cena. Uma dica: meça o tamanho do recorte da tela para fazer os desenhos do tamanho certo e não deixar nenhum personagem escondido.
5. Cole com fita adesiva, no cabo de baixo, o fim do “filme”. E enrole todo o papel nesse cabo, deixando sobrar apenas quantidade de folha suficiente para alcançar, esticada,
o cabo de cima. Afixe nele a ponta inicial do rolo de sulfite.
6. Decore a parte da frente da caixa, sob a tela, com os botões –
de volume, sintonizador de canal e o que mais quiser. Aí é só se esconder atrás dela, rodar o cabo de cima e ir passando o filme.

Boa aula e A Paz do Senhor Jesus!














   

bolsas




boneco feito de caixa e rolo de papel encapado com e.v.a e t.n.t
para culto infantil ou dia da biblia.



A Bíblia é como: martelo, ouro, fogo, leite...







bonecos









Sambo, O Menino que Comprou Um Guarda-Chuva

Uma linda história para ensinar às crianças sobre a Palavra de Deus

Figura 1: Naquele dia Sambo estava muito contente. Para um menino africano era muito importante completar 12 anos. Ele ganhou de sua mãe dinheiro e poderia ir até a aldeia a fim de comprar para si o que quisesse. Sambo havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava,... mas não sabia que presente comprar. Talvez comprasse um brinquedo, doces, roupas,... Ele havia ganhado um bom dinheiro e queria comprar algo especial para aquele dia tão feliz! Ele chegou ao centro da aldeia e começou a percorrer as bancas do comércio, mas não encontrava nada que chamasse sua atenção, que fosse bem legal! Depois de procurar por um bom tempo, Sambo deparou-se com um objeto que nunca tinha visto antes...

Figura 2-    Mas o que poderia ser aquilo? Estava lá exposto na banca; era a coisa mais estranha que ele já tinha visto. Será que era um brinquedo? Roupa? Ele não fazia a menor idéia do que fosse aquilo. Mas achou bonito e interessante. Por isso resolveu perguntar.
- É um guarda-chuva. – disse o vendedor da banca.
- Ah! – disse Sambo espantado – quer dizer que quando chove a gente pode guardar a chuva dentro dele?
- Não, rapazinho. Quando chove o guarda-chuva é que guarda você da chuva.
- Puxa, que legal. Então se eu tiver um guarda-chuva eu não vou mais me molhar quando estiver chovendo. Vou comprar!

Figura 3: Sambo ficou realmente muito feliz com seu guarda-chuva. Pensava todo feliz consigo mesmo o sucesso que isso não ia fazer lá na tribo.
E assim foi caminhando todo contente e satisfeito, imaginando o dia em que poderia usar seu presente, ficou até torcendo para que começasse a chover. E não é que começou a aparecer umas nuvens escuras, um ventinho de chuva! Sambo dizia pelo caminho todo contente:
- Pode chover, porque eu não vou me molhar. Agora eu tenho um guarda-chuva!E caiu um pingo aqui,       outro pingo lá. E começou a chover pra valer...




Figura 4: Sambo ia caminhando e também ia se molhando. Ué? Sambo não estava entendendo nada. Ele tinha um guarda-chuva, mas estava se molhando. As pessoas passavam, ficavam olhando e rindo de Sambo.
- Ah! Já sei, acho que estou usando do jeito errado. Como eu sou bobo!E rindo de si mesmo colocou o guarda-chuva no lugar que achava ser correto...




Figura 5: Sambo colocou o guarda-chuva acima da sua cabeça, imaginando que agora sim o problema seria resolvido. Vejam, que situação a do Sambo, ter algo tão útil e não saber usar. O pior é que ele estava ficando realmente nervoso com aquela situação, e resolveu voltar até a banca para reclamar com o vendedor.
Para Sambo, estava bem claro que havia sido enganado. O vendedor havia lhe vendido um guarda-chuva estragado.Quando já ia voltando pelo caminho, todo furioso, alguém se aproximou.


.




Figura 6: “Não é assim menino. Deixe-me ajudá-lo e lhe mostrar como é que se usa um guarda-chuva”.
O homem pegou o guarda-chuva e o abriu. Sambo levou um enorme susto quando viu o seu guarda-chuva aberto. Sambo ficou muito feliz e agradeceu aquele senhor que o ajudou. Continuou seu caminho para casa, agora já não mais triste e furioso, mas, muito feliz e satisfeito.



Figura 7: Agora sim! Sambo estava contente, já não se molhava mais. Pôde chegar em casa com um presente nas mãos e uma lição no coração: devemos procurar saber como as coisas funcionam e para que servem”.Vocês sabiam que há algo muito mais útil que um guarda-chuva e que muitas pessoas não sabem usar? Talvez você mesmo a tenha e não esta sabendo usá-la. Do que será que eu estou falando?


Figura 8: Estou falando da Bíblia, da Palavra de Deus. Precisamos abri-la e lê-la para que possamos saber e aprender sobre as lindas promessas que o Senhor tem para nós. É na Bíblia que aprendemos que Deus nos deu um presente muito especial (João 3.16)... Jesus o nosso Salvador. Ele nos salva do pecado. Sabem, o pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus como, por exemplo, xingar, mentir, brigar, roubar,... Mas a Bíblia é realmente um livro maravilhoso, em I João 1.7 nos diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e no versículo 9 diz, ainda, que: “... se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados...” Então meu amiguinho eu te faço um convite muito especial, você quer receber a Jesus como seu Salvador, quer que Ele more em seu coração e seja o seu melhor amigo? Então vou orar por você...










O FRUTO DO ESPÍRITO


Fazer frutas ou  corações nas cores plano da salvação - em E.V.A.


Fazer crachás com formato de frutas


Versículo para decorar com formato de frutas


Sábado a tarde Cumprimente a criança, pergunte  seu nome e apresente-se. Diga que estes dias vcs passarão dias maravilhosos ,juntos conte sobre o local e o que vcs foram fazer neste acampamento Fale tb que elas conhecerão um livro que não tem palavras e sem desenho mas tem uma linda história.É um  um Livro diferente de muitos outros. Mas conta a história de algo muito importante que Deus nos deixou. É um livro que tem somente cores, cada cor contando um pedacinho da história. História verdadeira e será a mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.


 Leve a  turma para fazer um reconhecimento do local onde vão ficar por estes dias .Deve ter  um cantinho para leitura e coloca vários livros infantis .Um cantinho para brinquedos. OUTRO DE VÍDEOS ETC...


1ª Mensagem para Domingo – LIVRO SEM PALAVRAS adaptado pra FRUTO DO ESPÍRITO


VERSÍCULO- CHAVE: Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3.16)


 Fruta amarela pode ser uma banana ou CORAÇÃO AMARELO FALE COM PALAVRAS SIMPLES DE PREFERENCIA SENTADOS EM UM TAPETE DE RODINHA E CONVERSANDO COM ELES. 


Pergunte o que lembra o AMARELO. Deixe as crianças falarem. PossÍvelmente vão falar OURO. É a chave para sua explicação. O ouro representa o CÉU que DEUS criou para o HOMEM, para demonstrar seu grande amor por nos. Pois Deus fez o homem para adorá-lo e para ser amigo Dele. Mas o nosso inimigo tentou impedir esse plano, fazendo com que o primeiro casal que Deus criou viesse a pecar.
Explique quem é Deus, Deus é o Criador de todas as coisas: o mundo, as pessoas, os animais e as plantinhas. Ele é perfeito. (cite a criação); Ele fez você; diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito. Ele está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura .Ele é perfeito. O que significa isso? Que Deus não possui defeito nenhum, Ele nunca erra. (Conte com suas palavras de acordo com a idade.)


Mas Deus não fica feliz com coisas erradas e por isso não deixará morar com Ele as coisas feias (pecado) que cometemos.




Fruta escura pode ser Jabuticaba Uvas  :  OU CORAÇÃO ESCURO  Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus o pecado entrou no mundo. O pecado pode ser comparado com uma doença hereditária que Adão e Eva contraíram e agora todos os que nasceriam depois deles teriam seu coração sujo de pecado também, inclusive nos. (ROMANOS 3.23). Com o coração sujo não podemos chegar a Deus nem tão pouco ir para o céu, se quisermos chegar lá precisamos ser limpos do nosso pecado.


Versículo: Romanos 3: 23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
O que é pecado?O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.


Outra linguagem para os menores


Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus. São as coisas feias que fazemos. Mentir, roubar, etc. Você pode dizer mais alguma coisa feia que fazemos e que é pecado? (Deixe que respondam) para os alunos maiores use a linguagem deles.


A Bíblia nos diz que todos nós pecamos. Todos nós fazemos coisas erradas e por isso não merecemos viver para sempre com Deus um dia. (Romanos 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;


O nosso coração fica sujo de pecado sempre que desobedecemos ou fazemos coisas que entristecem a Deus.


Mas, como podemos limpar o nosso coração? Deus sabia que com os nossos pecados, viveríamos longe de Deus, tristes e sofrendo para todo o sempre. Algo deveria ser feito. Alguém deveria sofrer por todos os pecados que cometemos. Mas, quem aguentaria tanto pecado? 


Para crianças menores não fale muito. Crianças primárias pode falar mais ou menos igual o que escrevi e crianças juniores pode aprofundar mais.


Fruta vermelha pode ser maçã  ou CORAÇÃO VERMELHO pergunte o que lembra o VERMELHO para eles. Possivelmente vão falar SANGUE. Para crianças pequenas fale Com suas palavras.


(Não há problema em falar de sangue com as crianças, desde que façamos isso com seriedade e de modo tranquilo. As crianças precisam entender sobre o sofrimento de Jesus na cruz por elas, que derramou o Seu sangue. Não podemos estimular a violência. Isso sim seria prejudicial.)


Antigamente para serem perdoadas as pessoas matava um animalzinho como sacrifício a Deus, isso porque alguém tinha que morrer por causa do pecado (ROMANOS 6.23), quem tinha que morrer na verdade era eu e você, mas Deus nos deu uma solução, Ele enviou seu filho unigênito para morrer em nosso lugar e o seu sacrifício foi definitivo, ninguém mais precisa morrer, pois Cristo morreu por nós, e melhor que isso, Ele venceu a morte!


Ressuscitou no terceiro dia. Aleluia!


 Fruta Branca pode ser uma banana descascada  ou outra desde que seja branco ou CORAÇÃO  BRANCO: Agora ficou mais fácil chegar a Deus. Pois todo aquele que crer no sacrifício de Jesus e aceitá-lo em seu coração será salvo, pois Jesus abriu o caminho para o céu. O seu sangue vertido na cruz é a única coisa que pode lavar o nosso coração e deixá-lo limpo para chegar a Deus.


Aqui você dá uma pausa, conte com a ajuda da pessoa do Espírito Santo e convide aquelas crianças que desejam de coração receber a Cristo como salvador e terem seus corações limpos. Ore por elas, mas ore com fé, pois Deus irá receber estas crianças e escrever os seus nomes lá no céu. Convide os adultos também – se for possível. Peça para voltarem para os seus lugares, pois a mensagem ainda não acabou.


Cante :musica sobre fruto do espírito


Colorir no final tem


Segundo dia: Domingo


VERDE:   pergunte o que lembra o VERDE para eles. Possivelmente vão falar ÁRVORES OU PLANTAS. É a chave para você começar a falar sobre o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO. Agora que ACEITARAM A CRISTO, receberam um novo coração “um coração sem pecado e puro”. Essa palavra será como uma semente em cada coração, essa semente deve brotar e dar frutos para o Senhor.


Esse fruto se divide em nove partes, que são chamadas de virtudes, e o cristão que quer ter uma vida de amizade com Deus deve tê-las.


1. Apresente a ÁRVORE RUIM:


Explique que: no mundo há pessoas como esta árvore, pois são ruins em vários aspectos da vida”. Não são caridosas, são desobedientes aos pais, mentem, furtam e etc. Estas pessoas não possuem o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO em suas vidas, mas todo o fruto que ela produz é podre não serve para o Senhor. A bíblia diz que é pelo fruto que se conhece a árvore por isso devemos cuidar para não sermos esse tipo de pessoa.


2. Apresente a ÁRVORE BOA: Fale sobre a esperança....


Mas ainda bem que existem pessoas como esta árvore, que receberam JESUS e produzem o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO em suas vidas das quais nós vamos descrever a seguir. Talvez você não esteja entendendo que fruto é esse que devemos ter, mas eu vou te explicar:


3. Apresente a CADA FRUTO (virtude) e suas características:


Agora é com você, descreva da forma mais apropriada possível cada virtude do FRUTO DO ESPÍRITO SANTO, e explique que você usa as frutas apenas para de maneira “SIMBÓLICA E FIGURADA REPRESENTAR MELHOR A HISTORIA”.


APRESENTANDO AS VIRTUDES DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO (Fale com suas palavras)


AMOR: É a principal virtude de um cristão, sem ele não nos adianta de nada as outras coisas. Os dois maiores mandamentos são: “amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo”. A Bíblia se resume em AMOR, quem ama perdoa, suporta e ajuda...


ALEGRIA: O mundo busca muito a alegria em bailes, festas, bebidas, jogos, mas eles não sabem que a alegria verdadeira só quem pode dar é Jesus, pois a alegria do mundo é passageira e não satisfaz.


A alegria que Cristo nos dá é constante, mesmo em momento de dificuldade podemos cantar assim como Paulo e Silas na prisão.


PAZ: é a conseqüência de uma consciência limpa, nada nos acusa porque Jesus já limpou o nosso pecado. Por mais que estejamos enfrentando uma tempestade podemos descansar, pois sabemos que Jesus está no nosso barco.


PACIÊNCIA: ou longanimidade, é uma virtude que não pode faltar em nossa vida. Devemos ter uns com osoutros, paciência para esperar no tempo de Deus, seja para receber uma benção ou talvez para namorar, tanto os pais com os filhos como os filhos com os pais, a paciência não deve faltar. Se o Senhor tem paciência conosco quanto mais nós devemos ter um com os outros.


BENIGNIDADE E BONDADE: Essas virtudes são gêmeas, pois seu sentido é quase o mesmo. É fazer o que é bom, é quando você ajuda alguém sendo hospitaleiro, ofertando, é aconselhando, etc.


FIDELIDADE: O Cristão deve ser fiel em todo tempo, seja na igreja ou em outro lugar a nossa fidelidade a Deus deve ser a mesma. No nosso falar, pensar ou agir devemos ser fieis a Deus e a sua palavra. A Palavra nos diz que somente aqueles que forem fieis até o fim receberão a coroa da vida.


MANSIDÃO: Jesus disse: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Assim devemos ser também, a pessoa mansa ou humilde demora em irar-se, suporta o que for necessário sem perder suas atitudes cristãs.


Lembre-se de que Deus humilha o exaltado, mas abate o exaltado.


DOMÍNIO PRÓPRIO: Temos essa virtude apenas quando deixamos o Espírito Santo nos dominar, ao invés de deixar que os nossos atos nos dominarem. Precisamos pedir ao Espírito Santo que controle os nossos lábios para que sejam santos, longe de toda mentira, palavrão, murmuração e coisas desse tipo. Devemos também deixar que ele controle os nossos pensamentos e sentimentos, tudo que ouvimos ou vemos, até mesmo os nossos passos devem ser controlados pelo Espírito de Deus.


Se você deixar essas virtudes florescerem e amadurecerem em sua vida com certeza você será como a árvore boa, pois a palavra diz: Mas o justo é como a árvore plantada junto ao ribeiro, dá o seu fruto na estação certa e suas folhas não murcham, tudo o que faz prosperará. (SL. 1.3)


Lembre-se que o Espírito Santo irá te ajudar a levar muitos pequeninos a Cisto através desta mensagem. Fale sobre a santidade que este ano é o tema do acampamento


Que DEUS em Cristo Jesus abençoe sua mensagem e seu ministério.


fonte:adaptado por mim e pesquisado na net em vários sites

 Nilza CARDOSO LEIA ESTE ANTES DE ENTRAR NAS FIGURAS PARA COLORIR SUGESTÕES GERAIS PARA O CULTO INFANTIL:
- Prepare com antecedência, tire suas dúvidas com seu líder antes de ministrar para as crianças. Lembre-se ninguém consegue ensinar aquilo que não pode viver. Sua comunhão com o Senhor fará toda a diferença na hora de ministrar no culto infantil.
- Comece com uma oração. Estimule as crianças a orarem. Falem sobre a importância da oração na vida do cristão.
- Separe um período para o louvor. Cante não somente músicas infantis, mas outras como hinos e louvores que seus pais cantam.
- Cada igreja possui uma realidade diferente em se tratando de ministração para crianças.
Algumas tem condições de dividi-las por idade, mas na maioria, as classes são mistas. Mesmo nas classes divididas por idade, como cada criança é diferente uma da outra, o ritmo do culto deve ser adequado a essas diferenças. O período de permanência em cada atividade dependerá do interesse geral.
- A história deve ser contada de maneiras diferentes para atrair a atenção das crianças.
- Numa classe mista, trabalhe com atividades diversificadas. Em cada mesa, terá uma atividade apropriada para a idade que você quer alcançar. Desta maneira, será mais fácil realizar a folha de atividades com os maiores.
- A pesquisa da semana e leitura diária deverão ser realizadas em casa, por isso é importante além de falar com os pais ou responsáveis e as crianças da necessidade de sempre estar realizando, promover premiações para a criança que realizar todas elas.
- A maneira como cada igreja administrará seu tempo é individual, mas algumas coisas não podem faltar:

oração /leitura bíblica
louvor / história
atividades recreativas/atividades pedagógicas

- É importante lembrar que as crianças apesar de estarem num local diferente dos adultos,elas também estão congregando por isso devem ministrar a Deus (louvor, adoração, oração),ministra uns aos outros (abençoando o coleguinha, orando, servindo, ajudando aos outros) e ser ministrado por Deus (história, leitura da palavra,...).
- Ore por seus alunos, alunas e familiares durante a semana.



Nenhum comentário: