Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Debora


(Débora)


Sabe tudo!!!
Leitura Bíblica: Juízes 4 e 5
 

Meu objetivo hoje é...
Destacar a sabedoria de Débora.

Versículo-chave:
"A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras."
(Provérbios 3.16) 

Débora foi uma juíza descrita no livro de Juízes do Antigo Testamento, e que teria liderado os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta doséculo XII a.C..
É a única mulher das Escrituras que alcançou um cargo político pelo seu próprio povo. Sua origem parece ser simples, pois o texto bíblico a menciona como esposa de Lapidote e que prestava atendimento comoprofetisa debaixo das palmeiras. Numa nação sedenta de espiritualidade, caracterizada pela rejeição de Deus e por uma determinação entre o povo de cada um agir a seu próprio modo.
Débora foi, antes de tudo, uma conselheira,ao demonstrar sua liderança à sombra de uma palmeira próxima à sua casa, discutindo e sugerindo soluções para pessoas com problemas.



Foi quando percebeu que o povo israelita, após apostatar da fé e seguir outros deuses, estava sofrendo ataques e perdendo batalhas para os povos inimigos nas regiões circunvizinhas. Deus então despertou Débora para orar e interceder “como mãe” pelo seu povo em busca de avivamento e retorno da fé ao Deus verdadeiro. Por conta disso, após as orações de Débora, Deus reverteu a situação e mudou os rumos dos acontecimentos.
      

UMA MULHER CORAJOSA - DÉBORA

Fiquei emocionada em dar esta aula! Escolhi este nome para minha filha, porque sempre achei o nome forte, lindo e a história de Débora me inspira. E hoje depois de 6 anos, contar a história dela me deixou feliz, emocionada.
DÉBORA que dizer ABELHA. :)

Ler: Juízes 4 e 5.

Versículo para DECORAR: "... para Deus tudo é possível". (Mt 19:26)

APLICAÇÃO: Mostrar que devemos confiar em Deus, tendo coragem para enfrentar os problemas.

Vários anos passaram, Josué já havia morrido. Os israelitas se esqueceram de tudo o que Deus fez por eles. Muitos já não adoravam a Deus e faziam coisas erradas. Por causa da desobediência, Deus os castigou, permitindo que fossem maltratados.
O exército inimigo era muito poderoso; possuía carros de ferro, estava preparado para uma guerra. Seu comandante era um homem mau, ele se chamava Sísera.
Os israelitas estavam sofrendo muito, então, resolveram pedir a ajuda de Deus.
Havia em Israel uma mulher chamada Débora. Era profetisa e também juíza. (Professor, explique que profeta era uma pessoa que recebia a mensagem de Deus e transmitia ao povo, e juiz era o que julgava as causas ou problemas das pessoas.) Débora ficava embaixo de uma árvore, recebendo pessoas com todos os tipos de problemas e os ajudava a resolvê-los.
Certa vez, Débora mandou buscar um homem chamado Baraque e lhe disse: " Baraque, junte dez mil homens e vá destruir o exército de Sisera". Esta era uma ordem de Deus e não podia ser desobedecida. Vocês acham que Baraque vai aceitar umatarefa tão difícil? Sim! Mas ele disse:  "... só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei...” (Jz 4:8). Uma mulher ir para a guerra?! Não parece meio estranho? Mas Débora era corajosa, obediente a Deus e confiava que o Senhor estaria com ela, com Baraque e com todos o povo. Débora aceitou o grande desafio e foi.
Baraque e Débora convocaram um grande exército e subiram a um monte. Lá, Débora disse a Baraque: Vá, ataque os inimigos, porque Deus os entregou em suas mãos. Na hora da luta, caiu uma chuva forte, fez muita lama, os cavalos e os carros de ferros dos inimigos ficaram atolados; os israelitas lutaram contra os inimigos e venceram, até o malvado comandante Sísera morreu, tudo isso aconteceu porque Deus ajudou o Seu povo.
Depois dessa vitória, Débora e Baraque cantaram uma música para louvar a Deus. O povo ficou em paz durante 40 anos.
Débora sempre escutava a voz de Deus e obedecia as Suas ordens. Ela teve coragem para ir a uma guerra, junto com Baraque e tiveram vitória, porque confiavam em Deus.

Quando passamos por uma situação difícil podemos sempre confiar em Deus, porque assim como esteve com Débora, Baraque e todo o povo de Israel, Ele prometeu estar conosco todos os dias. Vamos confiar nEle!


Fonte: Editora Cristã Evangélica - HERÓIS, REIS E RAINHAS (2) -


Read more: http://blogtiale.blogspot.com/2010/11/uma-mulher-corajosa-debora.html#ixzz2LxVGbvdB


Foi este o cenário que fiz para contar a história de Débora.

Fiz a palmeira de Débora com rolo de papel toalha, encapei com EVA marrom e fiz as folhas de EVA verde.  A linda DÉBORA eu fiz com a embalagem do confort pequeno, encapei com feltro rosa, e na tampa eu encapei com EVA cor de pele e coloquei feltro na cabeça dela também, e os detalhes dourados eu fiz com aqueles enfeites de Natal.

Modelo da palmeira:


Esses são o exército de Israel! Fiz com o rolo de papel higiênico, encapei com EVA prata, e fiz o escudo, a armadura e espada com cartolina prata.

Modelo aqui:


Esse é Sísera o maior, feito com rolo de papel toalha diminuído seu tamanho um pouco, e seu exército.

Modelo aqui:

  

Olha a biga, que linda! Modelo aqui:






























HORA DA ATIVIDADE:













HORA DA LEMBRANCINHA:




Como Débora que dizer ABELHA, então fiz essas viseiras de abelhas para eles.

Modelo aqui:




Você pode fazer o cavalo como lembrancinha:








Nenhum comentário: