colocarei aqui algumas curiosidades , lembrancinhas e receitas dos países que estão na copa
BRASIL
Brasil é o 5º país a sediar a Copa do Mundo em duas oportunidades
O Brasil entrou para uma seleta lista ao sediar a Copa do Mundo pela segunda vez. Apenas Itália,França, México e Alemanha já tiveram este privilégio em 20 edições do torneio.
o Brasil sediou o Mundial de 1950. Mas o título que parecia certo, acabou nas mãos do Uruguai no jogo que ficou conhecido como Maracanazo.
MASCOTES DA COPA:
Somente a partir de 1966 as Copas passaram a ter mascotes.
o primeiro mascote na Copa do Mundo, foi na Inglaterra, e desde então virou tradição. Todas as Copas seguintes já tinham seus mascotes. Quem define os mascotes são os países sedes.
Agora que sabemos que a Inglaterra é que fez o primeiro mascote, vamos saber também quem era ele… Personagens que representaram seu país sempre cuidadosamente escolhido e voltado para a cultura e tradição daquele determinado país sede.
*** Este belo leãozinho da foto foi o primeiro mascote da história das Copas do Mundo. Seu nome Willie – 1966, Inglaterra
Sinal de força, garra e determinação. Afinal ele é o rei da floresta, não é? Boa escolha dos torcedores ingleses…
Bom… Depois da Inglaterra, vieram os demais…. E nós vamos conferir cada um deles… Depois de conferir todos comente qual é o seu preferido… Eles são tão encantadores que realmente chamamaram muito a atenção e até hoje fazem parte da história das Copas. Veja os demais Mascotes….
Juanito – 1970 México
Ele é um fofinho, você concorda?! Escolha super linda na minha opinião…. Vamos adiante, tem mais fofinhos por aí… O próximo foi o Tipe Tap – 1974, Alemanha.
Os alemães escolheram para representar seu país este mascote acima. Dois homens unidos com a bola na mão. Prontos para receber o mundo em sua casa, braços abertos e sorrindo nos rostos… O próximo é o Gauchito – 1978, Argentina…
O Gauchito, também é uma graça! Representou seu país, nas cores da Bandeira e com muita garra e força. Afinal somos vizinhos e grandes rivais no futebol, não é?! Falou no futebol argentino, dá aquela vontade de vencer e conquistar o título….
Vamos conhecer o próximo mascote: Laranjito 1986, Espanha.
Uma graça, esse mascote!!! Uma laranja vestida como um grande jogador, segurando a bola na mão…. Pronto para vencer e conquistar títulos em campo… O Próximo mascote é o Pique, 1986, México.
Pique, foi o mascote escolhido pelo México, para representar seu país que na época foi sede da copa do mundo. Cada um deles tem um significado interessante sobre seu país, sua cultura e tradição…
O próximo da lista dos mascotes é Itália, 1990. As cores branca, preto e vermelha, foram as escolhidas para representar a Itália. Veja a foto abaixo…
Este mascote escolhida pela Itália, tem muita representatividade, não é?! Parece um boneco, todo articulado e muito habilidoso…. O próximo mascote foi o Sriker 1994, Estados Unidos, veja foto abaixo…
O Sriker, é muito charmoso, você concorda?! Tem uma pose toda elegante e sofisticada… Impõem respeito, graça e agilidade. Ele representou os Estados Unidos, em 94. E tem mais… o próximo da lista dos mascotes é o Footix, 1998, França. Veja foto abaixo
O Footix, também é um charme, você concorda?! A escolha dos franceses foi bem interessante!!!! Vamos conhecer os restantes da lista… Ato-Nik-Kaz, 2002, Japão e Coréia
to-Nik-Kaz, mascote do Japão e Coréia, copa do mundo 2002, vieram para impressionar os apaixonados por futebol…. Bonecos engraçados e parecendo extraterrestre agradaram a muitos… Depois vem o Goleo VI, 2006, Alemanha, veja foto abaixo…
agora vou postar umas lembrancinhas em e.v.a
pra você professor que quer fazer algo pros seus alunos aqui fica a dica:
achei na net
PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO
2014
- AFRICA DO SUL
- MEXICO
- URUGUAI
- FRANÇA
- ARGENTINA
- NIGERIA
- COREIA DO SUL
- GRECIA
- INGLATERRA
- ESTADOS UNIDOS
- ARGELIA
- ESLOVÊNIA
- ALEMANHA
- AUSTRALIA
- GANA
- SÉRVIA
- HOLANDA
- DINAMARCA
- JAPÃO
- CAMAROÊS
- ITALIA
- PARAGUAI
- NOVA ZELANDIA
- ESLOVAQUIA
- BRASIL
- COREIA DO NORTE
- COSTA DO MARFIM
- PORTUGAL
- ESPANHA
- SUIÇA
- HONDURA
- CHILE
CURIOSIDADES DOS PAÍSES DA COPA 2014
Brasil
O Brasil tem a frota de helicópteros que mais cresce no mundo. O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo (Revista Veja)
O teatro mais antigo em atividade no Brasil, é o de Ouro Preto, Minas Gerais que está em funcionamento desde 1769 (Rank Brasil).
Nos rios amazônicos, já foram descobertas 1.500 espécies de peixes, mas estima-se que exista pelo menos o dobro. Isso é quinze vezes mais do que todas as espécies de peixes encontradas nos rios da Europa. (Revista Veja)
Foi um sergipano radicado na França o criador do primeiro cartaz de propaganda de um filme. Cândido de Faria fez em 1902 o cartaz do filme “Les Victimes de l’ Alcoolisme”, inspirado na obra de Émile Zola. (Revista Istoé)
Entre São João Del Rei e Tiradentes ém Minas Gerais ainda circula a mais antiga Maria-Fumaça do mundo (desde 1881). Ela faz um percurso de 12 km. (Rank Brasil)
Joinville, em Santa Catarina cedia todos os anos o maior festival de dança do mundo, que reúne 6.000 participantes de 30 países. (Revista Istoé)
PRATOS TÍPICOS
Não são raros os que associam a imagem do Brasil à cultura, diversidade de povos, à terra tropical, diversidade natural e, claro, diversidade culinária. Um país criativo e rico em detalhes que podem impressionar qualquer turista. Os pratos típicos brasileiros são diversificados e conhecidos por todo território nacional, porém alguns são preferidos em determinadas regiões. Muitos foram criados aqui, mas outras culturas também contribuíram para que nossa cozinha ficasse ainda mais atrativa. Conquistamos prestígio internacional, inventando, inovando e aperfeiçoando culinária. É sempre bom conhecer um pouco do que nos espera nos restaurantes pelo Brasil a fora, região por região, por isso, para aproveitar tudo, prepare-se para fazer logo a sua reserva de hotéis. Confira mais detalhes sobre os pratos dos quatro cantos do país:
Sudeste
O primeiro prato clássico da culinária brasileira é a Feijoada, lembrada em todos os Estados. Conhecida também no exterior, a receita que prevalece como preferência nacional é a do Rio de Janeiro, apesar das variações existentes. O feijão preto, ingrediente principal, é transformado em um caldo consistente, acrescido de carne seca, linguiça, lombo, costela e partes do porco. Geralmente vem acompanhada de arroz, laranja, couve e torresmo.
No Espírito Santo, a moqueca é especialidade. Um prato preparado na tradicional panela de barro, onde se coze um filé de peixe no molho de tomate, com coentro, cebola, azeite, cebolinha e urucum. Camarões e outros frutos do mar podem ser acrescentados. Os capixabas preferem comer a moqueca acompanhada de pirão, arroz e até moqueca de banana.
Minas Gerais tem típicos temperos marcantes e entre seus pratos estão a carne de porco, a galinha ao molho pardo ou com quiabo e angu, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro, o tutu, a farofa, o torresmo, a goiabada com queijo, também conhecida como “romeu e julieta”, e o pão de queijo, comum em todas as cidades brasileiras.
são paulo
Nordeste
O Acarajé é o típico prato baiano frito no azeite de dendê, recheado com vatapá, camarão seco e vinagre. Possui sabor exótico aos paladares não habituados. As baianas das barracas de acarajé sempre oferecem aos clientes a opção da pimenta, que acaba por dar toques ainda mais picantes ao bolinho. Os pratos com peixes e frutos do mar são comuns na região litorânea, enquando no sertão prevalecem à carne-se-sol e o charque. Precisamos ainda citar a rapadura, o vatapá, o caruru, o bobó de camarão, a moqueca, os doces, como a cocada, a baba-de-moça, a tapioca e os sucos feitos das frutas típicas do nordeste, como o cajá, a siriguela, a graviola, a pitanga, a pitomba, o jambo e o coco.
Outras grandes atrações são os pratos típicos, dispostos nas barracas do evento.
Do tradicional cuxá ao delicioso vatapá, diversos transeuntes têm curtido os pratos oferecidos no evento. Segundo a estudante de agronomia, Joice Rodrigues, de 21 anos, os clientes tem se interessado pelo caruru, vatapá, purê e combinações de pratos típicos, que misturam tortas, farofa, salada e vários tipos de arroz, como arroz de cuxá, arroz de toucinho e arroz de maria-isabel.
arroz de maria-isabel
“As pessoas têm procurado bem mais comidas típicas do que os já tradicionais churrasco, petiscos e caldo de ovos, por exemplo”, afirmou a estudante que comemora o sucesso da sua barraca universitária na Vila Junina.
Caldeirada de camarão
Mas não somente os maranhenses têm apreciado os pratos tipicamente maranhenses. “Temos muitos turistas à procura dos pratos típicos,
ceará o povogosta muito do sarapatel,Feito com as vísceras do porco (rins, fígado, coração, sangue e bucho).
Sarrabulho: Sangue coalhado de porco
Panelada: Cozido feito com as vísceras de boi (tripas, bucho, mocotó). Um de nossos pratos preferidos.
Galinha à cabidela: Galinha cozida no próprio sangue
Buchada: Bucho de carneiro recheado com as vísceras (rins, fígado, coração, tripas)
Baião de dois: feijão cozido com arroz.
Paçoca: Carne-de-sol desfiada frita com farinha Carne de sol Carne salgada e seca ao sol.
O Estado do Piauí se destaca na gastronomia pela carne de sol que é usada para fazer muitos pratos de comidas tradicionais dos consumidores locais e muito apreciada pelos turistas.
Entre as comidas típicas do Piauí estão:
- Cuscuz
- Beiju
- Bolo de milho
- Atolado de cabrito (primeira foto)
- Creme de galinha
- Paçoca de carne seca
- Cocadas
- Pamonhas
- Macaxeira
Sul
O Churrasco é extremamente apreciado no Rio Grande do Sul. As churrascarias de Porto Alegre, por exemplo, são ótimas opções. Tais restaurantes costumam servir, à-la-carte, carnes de boi, porco, carneiro e galeto no espeto, tudo com muito sabor e maciez, preparado por quem entende do assunto. Apesar de ser um prato preferido pelos gaúchos, as carnes são famosas por todo o Brasil. Churrascarias merecedoras de belos elogios podem ser encontradas por todo o país. Na região podemos encontrar também o chimarrão, bebida feita com erva mate, vinhos, trazidos por italianos, o barreado, típico do Paraná,
o Estado de Santa Catarina tem de bom na sua culinária e principalmente como comida típica ou tradicional dos catarinenses.
Os principais pratos típicos são: Peixe com pirão, churrasco, Eisben que é o joelho de porco ensopado, massa, polenta, chucrute e marreco.
No Paraná os pratos típicos são: Barreado, churrasco feito no fogo de chão, carne de porco, polenta, virado de feijão, arroz carreteiro, peixe grelhado, feijoada, purê de batata.
Barreado é da região de Morretes, a polenta de Santa Felicidade.
Outros pratos que são famosos pelas festas já tradicionais são, carneiro no buraco, porco no rolete, boi no rolete, pinhão cozido, pintado na telha, quirera com suã, Peixe à caiçara.
O Paranaense também toma um bom chimarrão.
Centro-oeste
No Mato Grosso,
Mato Grosso foi dividido ao meio e os costumes do povo permanecem iguais nas duas partes. As comidas típicas do estado que são mais procuradas por turistas e fazem parte da tradição do povo são a base de peixes: pacu, piraputanga, pintado, pacú, pacupeba, piabucu, curimbatá e o jaú
- Mojica de pintado
- Ventrecha de Pacu
- Piraputanga ao molho branco
Tudo muito bem temperado com muita pimenta malagueta e para sobremesa vem os doces furrundum e banana.
- Pacu assado e recheado: pacu que é feito inteiro e recheado com farofa
Mato Grosso do Sul,
Assim como nas comidas do Norte, o Centro-Oeste tem como herança culinária indígena a farinha de mandioca. Mas, essa região também herdou alguns hábitos alimentares de países vizinhos, como, por exemplo, a sopa paraguaia
e as saltenãs bolivianas, que cruzaram a fronteira.
Não se pode deixar de destacar a utilização de muitos temperos especiais, como açafrão, gengibre, jurubeba (fruta silvestre amarga) e pequi. Além dos temperos tradicionais, comuns a todas as cozinhas, com o alho, cebola, cebolinha, salsa, coentro e pimentas. Pode-se, ainda, dizer que a caça farta, rios repletos de peixes saborosos, pequi, banana-da-terra e guariroba fazem os pratos típicos da Região Centro-Oeste.
Cada Estado que compõe a região possui seus pratos específicos.
Não se pode deixar de destacar a utilização de muitos temperos especiais, como açafrão, gengibre, jurubeba (fruta silvestre amarga) e pequi. Além dos temperos tradicionais, comuns a todas as cozinhas, com o alho, cebola, cebolinha, salsa, coentro e pimentas. Pode-se, ainda, dizer que a caça farta, rios repletos de peixes saborosos, pequi, banana-da-terra e guariroba fazem os pratos típicos da Região Centro-Oeste.
Cada Estado que compõe a região possui seus pratos específicos.
GoiásGoiás
Em Goiás existem pratos típicos, como o peixe assado com creme de coco e o empadão recheado com frango e carne de porco. Além disso, há uma grande variedade de pimentas típicas da região, que são comumente utilizadas e apreciadas pela culinária goiana. Mas, os pratos mais apreciados são feitos à base de uma fruta, chamada pequi, e de um palmito, chamado de guariroba, como o tradicional arroz com pequi, sem esquecer da pamonha, que é outra marca registrada.
A história nos revela que os bandeirantes e garimpeiros introduziram no Estado de Goiás, pela fronteira de Minas Gerais, pratos de outras localidades, como feijão-tropeiro, carne-seca, o toucinho, e a banha de porco. Dos gaúchos, veio o arroz-de-carreteiro, que foi rebatizado com o nome de Maria Izabel.
A história nos revela que os bandeirantes e garimpeiros introduziram no Estado de Goiás, pela fronteira de Minas Gerais, pratos de outras localidades, como feijão-tropeiro, carne-seca, o toucinho, e a banha de porco. Dos gaúchos, veio o arroz-de-carreteiro, que foi rebatizado com o nome de Maria Izabel.
e Distrito Federal,
Brasília
Localizada no centro de Goiás e do Brasil, oferece como pratos típicos, e relativamente exóticos, a paca ensopada, os filés de tatu, os bifes de capivara, as carnes de sol e de jacaré.
Localizada no centro de Goiás e do Brasil, oferece como pratos típicos, e relativamente exóticos, a paca ensopada, os filés de tatu, os bifes de capivara, as carnes de sol e de jacaré.
Norte
Na região do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a cozinha também é variada e passa pelos frutos do mar. Os pratos típicos são a caldeirada de tucunaré, tacacá, de origem indígena, tapioca e o pato no tucupi.
Os doces de sobremesa normalmente levam castanhas-do-pará e frutas, como açaí, cupuaçu e graviola.
Além de todos os pratos citados,uma bebida alcoólica típica brasileira não pode ficar de fora, a cachaça, ou aguardente de cana-de-açúcar, vendida no Brasil todo.
É impossível visitar o país e deixar de saborear tanta variedade. O FalaTurista tem hotéis perfeitos para qualquer ocasião. Boa viagem e bom apetite!
Irã
15 Curiosidades do Irã
1. Oficialmente República Islâmica do Irã, é um país asiático do Médio Oriente. Sua capital é Teerã e a sua língua oficial, o persa.
2. Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Irã, palavra que significa "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no sentido religioso).
3. Com mais de 7 milhões de habitantes, Teerã, a capital, não é apenas a maior cidade, é também o maior polo comercial e industrial do país.
4. No país, um grande número de estilos caligráficos foram criados e esta arte alcançou um grau de refinamento de tal ordem que tem sido considerada como a principal forma de arte da nação.
5. As ruínas de Persépolis foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979.
6. O governo do Irã é criticado tanto por restrições e punições que seguem a Constituição e a lei da República Islâmica, quanto por ações que não seguem nenhuma lei, como tortura, estupro e assassinato de presos políticos e espancamentos e assassinatos de dissidentes e outros civis.
7. A legislação iraniana estabelece que a televisão e a rádio devem ser operadas pelo Estado e devem estar de acordo com os valores islâmicos.
8. Os provedores de internet no Irão utilizam filtros que bloqueiam páginas cujo conteúdo seja pornográfico, considerado anti-islâmico ou crítico do regime.
9. Perante um julgamento por qualquer assunto, uma mulher sozinha não pode testemunhar. Além disso, as mulheres devem testemunhar em dupla para que sua palavra tenha valor jurídico.
10. Festas ao estilo ocidental são proibidas (principalmente se houver bebida alcoólica). A música ocidental também não é bem-vinda.
11. Se o marido encontrar a sua mulher tendo relações sexuais com outro homem, tem direito a matar os dois; e toda mulher comprovadamente adúltera pode ser apedrejada até a morte.
12. Manequins, tatuagens, a boneca Barbie e até o escritor Paulo Coelho estão entre as muitas coisas proibidas no país.
13. No Mar Cáspio encontram-se espécies como o salmão, a tainha e o esturjão; a partir das ovas desta última espécie se produz o caviar, sendo o iraniano um dos mais famosos do mundo.
14. O iogurte, produto onipresente em todos as casas persas, consome-se só ou acompanhado com pepinos ou com musir (alhos tenros), mas nunca com açúcar.
15. Os pratos persas tem sua base nas verduras, nos legumes, na carne e no arroz. Porém, o prato nacional iraniano por excelência é o1. Oficialmente República Islâmica do Irã, é um país asiático do Médio Oriente. Sua capital é Teerã e a sua língua oficial, o persa.
2. Conhecido no Ocidente até 1935 como Pérsia, passou desde então a ser conhecido como Irã, palavra que significa "terra dos arianos" (no sentido étnico do termo e não no sentido religioso).
3. Com mais de 7 milhões de habitantes, Teerã, a capital, não é apenas a maior cidade, é também o maior polo comercial e industrial do país.
4. No país, um grande número de estilos caligráficos foram criados e esta arte alcançou um grau de refinamento de tal ordem que tem sido considerada como a principal forma de arte da nação.
5. As ruínas de Persépolis foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979.
6. O governo do Irã é criticado tanto por restrições e punições que seguem a Constituição e a lei da República Islâmica, quanto por ações que não seguem nenhuma lei, como tortura, estupro e assassinato de presos políticos e espancamentos e assassinatos de dissidentes e outros civis.
7. A legislação iraniana estabelece que a televisão e a rádio devem ser operadas pelo Estado e devem estar de acordo com os valores islâmicos.
8. Os provedores de internet no Irão utilizam filtros que bloqueiam páginas cujo conteúdo seja pornográfico, considerado anti-islâmico ou crítico do regime.
9. Perante um julgamento por qualquer assunto, uma mulher sozinha não pode testemunhar. Além disso, as mulheres devem testemunhar em dupla para que sua palavra tenha valor jurídico.
10. Festas ao estilo ocidental são proibidas (principalmente se houver bebida alcoólica). A música ocidental também não é bem-vinda.
11. Se o marido encontrar a sua mulher tendo relações sexuais com outro homem, tem direito a matar os dois; e toda mulher comprovadamente adúltera pode ser apedrejada até a morte.
12. Manequins, tatuagens, a boneca Barbie e até o escritor Paulo Coelho estão entre as muitas coisas proibidas no país.
13. No Mar Cáspio encontram-se espécies como o salmão, a tainha e o esturjão; a partir das ovas desta última espécie se produz o caviar, sendo o iraniano um dos mais famosos do mundo.
14. O iogurte, produto onipresente em todos as casas persas, consome-se só ou acompanhado com pepinos ou com musir (alhos tenros), mas nunca com açúcar.
15. Os pratos persas tem sua base nas verduras, nos legumes, na carne e no arroz. Porém, o prato nacional iraniano por excelência é o Chelo kabad
.
Seus ingredientes, arroz fino e comprido com carne magra de primeira qualidade, são processados cuidadosamente. O arroz, cozido e seco ao vapor, serve-se numa bandeja preferencialmente de porcelana e decora-se com açafrão, enquanto que a carne, em tiras compridas, prepara-se em forma de brochetas ao carvão.
Fonte: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2277393-15-curiosidades-ir%C3%A3/#ixzz35QEdVRaW
México
10 fatos curiosos sobre o México
Dando a continuidade aos 10 fatos curiosos sobre os países participantes da Copa das Confederações, agora iremos falar sobre o México, seleção pertencente ao grupo do Brasil na competição e famoso por pelas séries e novelas que caíram no gosto do publico brasileiro.
1) Além de ser a capital, a Cidade do México é a segunda maior cidade da América, possuindo a população de 20 milhões de habitantes.
2) Chapultepec, o primeiro castelo construído no continente americano, é um dos maiores parques urbanos do mundo. Seu nome significa colina de gafanhoto e abriga diversos animais em seu zoológico, além de museus e parques de diversões.
3) A cada ano, a Cidade do México está afundando 20 cm.
4) O símbolo no centro da bandeira mexicana mostra uma águia comendo uma cobra sobre um cacto.
5) Fundada em 1551, a Universidade Autônoma do México é a universidade mais antiga da América Latina.
6) O país possui 62 línguas indígenas, já que a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas.
7) Apesar de ser gordurosa, a culinária mexicana é a mais ricas do mundo. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
8) Os mexicanos têm o hábito de colocar pimenta em suas refeições, tanto doce quando salgada.
9) O chocolate é originário do México e da América Central. Seu nome tem origem de tchocoatl, um líquido escuro feito da cacau. Antigamente, as sementes de cacau eram usadas como moeda pelos os astecas.
10)A tequila é um destilado feito a partir do sumo de uma planta chamada “agave tequilana”
prato típico é a quesadilla, que é uma tortilla de milho amassada com recheio de queijo típico. Um dos mais famosos, o burrito, é uma tortilla com recheio de carne, tanto bovina quanto suína. Todos esses pratos tem a tortilla, um tipo de pão ou panqueca muito fina que é consumida à exaustão por toda a população mexicana.
Uruguai
15 Curiosidades do Uruguai
1. O Uruguai se chama oficialmente República Oriental do Uruguai. É um país localizado na parte sudeste da América do Sul cuja capital é Montevidéu.
2. Montevidéu, fundada pelos espanhóis como uma fortaleza militar, tirou vantagem de seu porto natural e tornou-se um importante centro comercial.
3. A praia de Pocitos, a mais próxima do centro, é uma das mais populares das que encontram-se ao longo da costa da cidade.
4. A cidade de Trinte e Três, capital do estado de mesmo nome, encontra-se assentada no vale do rio Olimar. A região destaca-se por alojar os encantos naturais mais impressionantes do Uruguai, como a Quebrada dos Corvos, excelente lugar para a observação de aves ou o Arroio Yerbal Chico.
5. A ilha Gorriti frente a Punta del Leste foi declarada Parque Municipal, já que possui os restos das peças de artilharia militar e as construcões que protegem a ilha de possíveis invasões.
6. Apesar da geografia dominante serem os prados (80% do território nacional), a paisagem é muito diversificada. Contabilizam cerca de 2.500 espécies de plantas e umas 224 de árvores e arbustos, mais de 100 mamíferos, 400 aves, 60 répteis e cerca de 400 espécies de peixes.
7. Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, o Uruguai é o segundo país mais seguro das Américas.
8. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante.
9. A criação de gado é a principal atividade agropecuária da nação e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40% em exportações anuais de carne, lã e peles.
10. A Constituição da República garante a liberdade de cultos existindo, no país, a prática de diversas religiões. Mas a religião católica, presente em todo seu território, continua predominando entre os uruguaios.
11. Em novembro de 2007 se tornou o primeiro país latino-americano e o segundo de todas as Américas (depois do Canadá) a reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo em nível nacional.
12. O candombe é um ritmo característico do País. É tocado com três tambores feitos de madeira, com pele de animal na sua boca superior.
13. A murga é um fenômeno típico que acontece no Carnaval de Montevidéu. Trata-se de um conjunto de pessoas que se reúnem para cantar e ensaiar para competições no Carnaval. Consiste em zombar e criticar os modelos de governo e na caracterização de personagens públicos de maior destaque ao longo do ano.
14. Entre os pratos mais típicos encontram-se a buseca,
uma condimentada sopa da cauda de bois com ervilhas e feijão, o chivito
a base de lombo de vaca, queijo, tomate, alface e ovos firmes.
15. O vinho da uva Tannat é hoje a maior preciosidade uruguaia. Além de ser um vinho de primeira qualidade é também recomendado pelos cardiologistas como remédio para baixar o colesterol devido ao alto teor de antioxidantes.
França
15 Curiosidades da França
1. Uma das atrações mais visitadas de Paris é um cemitério. No Cimetière du Père Lachaise estão os túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista da banda The Doors, Jim Morrisson.
2. A Torre Eiffel tem três andares, no primeiro andar o turista encontra uma loja de souvenirs, no segundo, restaurantes. E no terceiro é possível observar a cidade a 324 metros de altura.
3. O Vale do Loire fica a cerca de 100 km de Paris e tem a maior concentração de castelos da Europa. Lá é possível passar momentos de contos de fadas, visitando castelos com torres, pontes e jardins.
4. Com 50 metros de altura, o Arco do Triunfo é atualmente o ponto de partida para a maioria dos desfiles e celebrações patriotas. O monumento foi finalizado em 1836.
5. O museu de Louvre foi construído em 1190 e, na época, era utilizado como fortaleza contra os ataques vikings. Ao longo dos anos, o museu de Louvre passou por várias reformas, inclusive a pirâmide de vidro. Nele é possível visitar obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, as de Rafael e Rembrandt, além de esculturas européias, móveis, tapeçarias, porcelanas e jóias da Coroa Francesa.
6. A Catedral de Notre-Dame tem torres de 69 metros, uma janela que mostra uma imagem de Cristo no centro e outra com a Virgem Maria. Tem ainda uma torre agulha de 90 metros. Sua construção foi concluída em 1330. 170 anos depois do papa Alexandre III ter iniciado a obra, colocando a primeira pedra.
2. A Torre Eiffel tem três andares, no primeiro andar o turista encontra uma loja de souvenirs, no segundo, restaurantes. E no terceiro é possível observar a cidade a 324 metros de altura.
3. O Vale do Loire fica a cerca de 100 km de Paris e tem a maior concentração de castelos da Europa. Lá é possível passar momentos de contos de fadas, visitando castelos com torres, pontes e jardins.
4. Com 50 metros de altura, o Arco do Triunfo é atualmente o ponto de partida para a maioria dos desfiles e celebrações patriotas. O monumento foi finalizado em 1836.
5. O museu de Louvre foi construído em 1190 e, na época, era utilizado como fortaleza contra os ataques vikings. Ao longo dos anos, o museu de Louvre passou por várias reformas, inclusive a pirâmide de vidro. Nele é possível visitar obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, as de Rafael e Rembrandt, além de esculturas européias, móveis, tapeçarias, porcelanas e jóias da Coroa Francesa.
6. A Catedral de Notre-Dame tem torres de 69 metros, uma janela que mostra uma imagem de Cristo no centro e outra com a Virgem Maria. Tem ainda uma torre agulha de 90 metros. Sua construção foi concluída em 1330. 170 anos depois do papa Alexandre III ter iniciado a obra, colocando a primeira pedra.
8. Os cafés já fazem parte da história da cidade de Paris. É lá que há décadas os parisienses se encontram para comer, estudar ou descansar.
9. Acredita-se que o primeiro café do mundo foi o Le Procope, frequentado por Voltaire e Napoleão Bonaparte, fundado em Paris em 1686.
10. Aproximadamente 45% do povo francês não tem o hábito de escovar os dentes [fonte: relatório da OMS].
11. Para os franceses, alguém considerado muito pobre, digno de pena, é alguém que ganha somente o necessario para se alimentar, se vestir, pagar as suas contas e aluguel
12. Os cachorros são aceitos em qualquer lugar: restaurantes, padarias, lojas, etc.
13. Ao chegar no trabalho, todos se cumprimentam com apertos de mão, homens e mulheres. Beijinhos somente depois de muita intimidade.
14. Na França se come carne de cavalo.
15. É proibida a venda de bonecos que não tenham rostos humanos, como ETs, por exemplo.
Comida tipica francesa
1. Escargots
Escargot é um prato de caracóis cozidos, geralmente servido como aperitivo na França e nos restaurantes franceses. Ele é tão apreciado que existe até talher especial para degustá-lo.
Foi gras
Foi gras é um alimento feito de fígado de um pato ou ganso que foi especialmente engordados. Foie gras é uma iguaria popular e bem conhecido na culinária francesa. Seu sabor é descrito como rico, amanteigado e delicado, ao contrário do que a de um pato comum ou fígado de ganso. É vendido inteiro, ou está preparado para mousse, parfait ou patê (a menor qualidade), e também pode ser servido como acompanhamento de outro alimento, como a carne.
Quiche lorraine
Dourada no forno e em seguida servida quente, habitualmente na companhia de uma salada, a quiche lorraine tornou-se um clássico das refeições francesas que se saboreia de bom grado com um Pinot Blanc d’Alsace , ou com um tinto bem frutado. Bastante simples e econômica, o sucesso desta receita deve-se também às suas numerosas possibilidades de variações deliciosas: presunto e gruyère, alho francês e roquefort, legumes verdes e pesto…É uma excelente base que se adapta com prazer, segundo as regiões, às estações e aos desejos. Uma infinita variedade de cores e gostos.
Blanquette de vitela
A blanquette de veau é um prato de carne de vitela, cenouras e manteiga. A palavra “blanquette” vem do fato que o molho do guisado é branco. Todas as carnes sao brancas (galinha, coelho, porco), o carneiro tambem pode se preparar em “blanquette” embora os vitelos é o processador de referência.
Coq au vin
Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne. Aqui no Brasil costumamos adaptar o prato e fazer com frango ou galinha.
Ratatouille
O ratatouille é uma receita rústica e típica da região de Provença, na França. O nome significa picar, triturar. É um prato a base de legumes. Para preparar o ratatouille não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita.
Profiteroles
Profiterole é uma sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência do consumidor. O doce é bastante popular na França, país no qual foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI. Atendendo a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita.
Tarte Tatin
Dizem que essa torta foi inventada por um erro das irmãs Caroline e Stephanie Tatin, donas de um hotel em Lamotte-Beuvron, na região de Sologne. Stéphanie, a encarregada da cozinha, teria preparado a torta de maçãs, esquecendo –se de colocar a massa na forma antes das maçãs. Por isso, inverteu a ordem dos ingredientes. Além disso , serviu o doce sem deixar esfriar o suficiente.
Argentinan
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NIGÉRIA
A palavra que dá nome ao país surgiu da fusão de Niger (uma referência ao rio Níger) e area (termo inglês que significa “área”).
O nome oficial do país é República Federal da Nigéria.
A capital da Nigéria é Abuja.
A cidade mais populosa e principal centro financeiro do país é Lagos, com quase 8 milhões de habitantes. Lagos é a segunda maior cidade da África, atrás somente do Cairo, capital do Egito.
As maiores cidades da Nigéria são, pela ordem: Lagos, Kano, Ibadan, Kaduna,Port Harcourt, Benin City, Maduri, Zaria, Aba e Jos.
A Nigéria é dividida em 36 estados e um Território da Capital Federal (o equivalente ao Distrito Federal), onde fica Abuja.
O principal rio da Nigéria é o Níger (que é também o terceiro maior rio da África).
A Nigéria é o país mais populoso do continente africano, com 148 milhões de habitantes.
A Nigéria possui uma variedade étnica impressionante. São mais de 250 grupos étnicos falando mais de 500 línguas.
Os principais grupos étnicos da Nigéria são: hauçá, fulani, yorubá, igbo e ijaw.
As principais línguas faladas na Nigéria são o hauçá, o igbo, o yorubá, o edo, o efik e o ibibio. O idioma oficial do país, no entanto, é o inglês.
As principais religiões praticadas no país são o islamismo (50% de seguidores) e o cristianismo (40%). Choques entre fundamentalistas religiosos de ambos os lados tem sido comuns nos últimos anos.
A maior parte da população muçulmana, habita o norte e a cristã, o sul do país.
Os estados muçulmanos adotaram a sharia, a lei islâmica.
A Nigéria é um dos países com maior crescimento populacional do mundo. Acredita-se que se tornará o terceiro país mais populoso do mundo antes de 2100.
A economia nigeriana depende em grande parte da exportação de petróleo. O país é integrande da OPEP.
Para efeito de comparação : a economia da Nigéria é do tamanho da economia do estado norte-americano do Oregon e da empresa holandesa Philips (dado de 2008). Mas…
A economia da Nigéria é uma das que mais crescem no mundo, com índice de 9% ao ano.
A homossexualidade é proibida na Nigéria. A lei prevê pena de dez anos de prisão para pessoas que mantém relações sexuais com outras do mesmo sexo. Advogados relutam em defender homossexuais e mesmo os defensores dos direitos dos gays preferem agir na clandestinidade
A terceira maior indústria cinematográfica do mundo é nigeriana. Ela só fica atrás da norte-american Hollywood e da indiana Bollywood.
Entre os pratos típicos destaca-se uma espécie de molho picante feito com inhame, pimentão vermelho, pimenta malagueta, tomate, e mais ingredientes básicos. Chamado de sopa, o prato ainda ganha bastante carne de vitela ou cabra, alguns preferem colocar o peixe.
Já o “Dodo”
, pedacinhos de banana frita, é bastante conhecido por lá. Destaques desta rica cozinha: carne de boi, peixe assado na brasa,
bacalhau seco, arroz, legumes e frango, azeite de dendê e extrato de tomate.
Os pratos mais famosos da culinária nigeriana são os tira-gostos que são servidos em abundância na maioria das cidades. No interior você pode experimentar os magníficos iogurtes feitos pelas mulheres fulani; o costume é servir em um bolo de cabaça e misturar com bolas de milho moído. A única restrição alimentar é da água, se for tomar, prefira as engarrafadas.
Os pratos mais famosos da culinária nigeriana são os tira-gostos que são servidos em abundância na maioria das cidades. No interior você pode experimentar os magníficos iogurtes feitos pelas mulheres fulani; o costume é servir em um bolo de cabaça e misturar com bolas de milho moído. A única restrição alimentar é da água, se for tomar, prefira as engarrafadas.
Coreia do Sul
25 COISAS E CURIOSIDADES SOBRE A CORÉIA DO SUL
O nome oficial do país é República da Coréia.
A capital da Coréia do Sul é Seul.
O primeiro reino da Coréia (que, apesar de nos dias atuais ser separada politicamente em duas Coréias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2.333 a. C., aproximadamente.
Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coréia era dominada pela China.
A Península da Coréia foi anexada pelo Japão em 1905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coréia foi dividida em dois países: Coréia do Sul (capitalista) e Coréia do Norte (comunista).
Tanto a Coréia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra) quanto a Coréia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reinvidicaram a soberania sobre toda a Península da Coréia, o que deu origem a futura Guerra da Coréia.
A Guerra da Coréia matou mais de 3 milhões de coreanos.
Efetivamente, a Guerra da Coréia nunca acabou. Na prática, Coréia do Norte e Coréia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.
Coréia do Norte e Coréia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.
A divisão da Coréia em dois países separou milhares de famílias. Os reencontros de parentes (muitas vezes televisionados) são marcados por forte emoção (ou seja: são marcados por muitas lágrimas).
prato tipico
Imagine como seria uma sopa de cachorro. Para nós, ocidentais, esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado energético e, deacordo com as crenças locais, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne de au-au, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.
Outra “iguaria” muito apreciada nas duas Coréias é o sannakji. O sannakji é um polvo consumido ainda vivo. Os coreanos recomendam mastigá-lo bastante para que os tentáculos não grudem na boca e não matem a pessoa por asfixia.
O McDonald’s adaptou seu cardápio à cozinha de diversos países - os sanduíches levam ingredientes locais. Um exemplo é o coreano Burger Bulgogi, um sanduíche feito com carne de porco marinada.
Os coreanos apreciam uma bebida doce e leitosa feita a partír da fermentação do arroz chamada makkoli.
Outra bebida bastante apreciada na peninsula coreana é o soju, um destilado feito de arroz com variações produzidas com trigo, cevada, batata e batata-doce. Feito com frutas como a framboesa, o bokbunja é uma espécie de vinho coreano.
Apesar de ser um país de longa tradição budista, a maior parte dos sul-coreanos é cristã.
A cinco maiores cidades sul-coreanas são Seul, Busan, Daegu, Incheon e Gwanju.
A Coréia do Sul possuiu o maior acesso per capita de banda larga de todo o mundo. Seul é considerada a capital mais “conectada” do planeta.
O esporte nacional da Coréia do Sul é o tae-kwon-do.
O primeiro cão clonado do mundo foi gerado na Coréia do Sul.
Dois dos maiores parques de diversões do mundo, o Lotte World e o Everland, ficam na Coréia do Sul. O Everland é o sétimo parque mais visitado do mundo e o Lotte World, o nono.
Coréia do Sul e Japão foram os únicos países a sediarem juntos uma Copa do Mundo de futebol. A Copa ocorreu em 2002 e o campeão foi o Brasil.
A Coréia do Sul é um dos poucos países “homogêneos” do mundo, isto é, em que praticamente toda a população (98%) pertence à mesma etnia.
Ao contrário da escrita chinesa (e japonesa, que recebeu forte influência da China), que utitiliza ideogramas para representar idéias, a coreana usa símbolos que representam sons. Podemos dizer, portanto, que a escrita sul coreana se parece mais com a portuguesa do que com a chinesa.
A bandeira sul-coreana (imagem acima) possuiu um forte simbolismo. O círculo no centro representa o yin e o yang (símbolos taoístas que representam os opostos absolutos) e o trigramas dos cantos simbolizam o céu, a terra, o fogo e a água.
A economia sul-coreana é a quarta maior da Ásia e a 13a maior do mundo.
Empresas coreanas famosas no Brasil: Hyundai, Kia, Daewoo, Samsung, Hyosung e LG. Detalhe: apesar de serem concorrentes no Brasil, Hyundai e Kia fazem parte do mesmo conglomerado industrial.
Obs: todos os dados são de 2011.
Grécia
18 CURIOSIDADES SOBRE A GRÉCIA ATUAL
A Grécia é conhecida desde a antiguidade como Hellas. O nome oficial do país é República Helênica.
Com 11 milhões de habitantes, o país possui praticamente a mesma população da cidade de São Paulo
A religião predominante na Grécia é a cristã ortodoxa.
A Grécia moderna surgiu quando o país se tornou independente do antigo império turco-otomano, em 1830. Os seguintes países também fizeram parte do império: Sérvia, Croácia, Romênia, Bulgária, Síria, Egito e Iraque, entre outros.
A Grécia é um dos 15 países com o maior número de locais considerados patrimônios mundiais pela UNESCO.
A maior parte do território grego é montanhoso e rochoso (cerca de 80%). Apenas 28% é constituído de terras próprias para a agricultura.
A montanha mais alta do país é o Monte Olimpo. Na antiga Grécia, ele era considerado morada dos deuses.
O litoral grego é pontilhado de ilhas. São cerca de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico. Detalhe: apenas 227 ilhas são habitadas.
A capital e maior cidade da Grécia é Atenas (Athína, em grego). Fundada há mais de 6 mil anos, Atenas é uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas.
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia antiga, sendo realizados na cidade de Olímpia. Foram realizados até o século V d. C. e reavivados em 1894 pelo francês Pierre de Coubertin.
A Grécia é o maior consumidor per capita de azeite do mundo. Enquanto italianos e espanhóis consomem 16 quilos anuais, os gregos consomem 21 quilos.
prato tipico
O maior famoso prato da culinária grega é o moussaká, uma espécie de gratinado de berinjela, carne moída e molho béchamel (digamos que é uma lasanha grega)
. Antes das refeições ou para acompanhar bebidas, os gregos costumam consumir os mezédes, antepastos de patê de berinjela, ou queijo picante, ou molho à base de iogurte e pepino etc.
Uma das mais importantes fontes de divisas da Grécia moderna é o turismo. Sozinho, ele é responsável por 15% do PIB do país.
A Grécia é um dos 27 países da União Européia. A adesão ao bloco ocorreu em 1981.
A Grécia foi o país mais atingido pela crise econômica dos anos 2010. Por conta disso, é também o país com a maior taxa de desemprego do bloco europeu, com 27% da população economicamente ativa em 2013.
Os esportes mais populares entre os gregos são o futebol, o basquete e o vôlei.
Os principais times de futebol do país são o Olympiakos e o Panathinaikos. O maior campeão é o o Olympiakos, com 41 títulos nacionais conquistados até o biênio 2013/2014.
A maior conquista da seleção grega foi a conquista da Eurocopa de 2004 contra a seleção de Portugal. Mais uma curiosidade: o técnico do time português era o brasileiro Luís Felipe Scolari.
Obs: os dados são referentes aos anos de 2012 a 2014. Fontes de pesquisa: Wikipedia, Folha de S. Paulo, UOL etc.
Inglaterra
14 curiosidades
Nunca o clássico e o moderno se misturaram tão bem quanto nesta ilha que durante séculos ditou as regras e os costumes do mundo. Pisar em solo inglês é entrar em contato com uma realidade que vai além dos livros de história. Estudar ou fazer turismo na Inglaterra é a chance de presenciar a história viva, de apreciar ou aprender como uma nação pode influenciar comportamentos que atravessam épocas e oceanos.
Confira 14 dicas e curiosidades sobre a Inglaterra.
Confira 14 dicas e curiosidades sobre a Inglaterra.
1. Shakespeare Globe Theatre – Esta é uma reconstrução completa do Globe Theatre, onde Shakespeare apresentava suas peças. O teatro original foi destruído por um incêndio, em 1613, e a réplica fica a cem metros de distância do local original.
2. Você precisa de permissão para visitar o Parlamento na Inglaterra.
3. Apsley House, o magnífico palácio restaurado, já foi a casa do primeiro Duque de Wellington.
4. A residência real do Palácio de Buckingham foi aberta para o público pela primeira vez em 1993.
5. Guild Hall é um velho prédio londrino e um dos mais bem preservados.
6. O povo é muito cordial e educado e sempre está pronto para atende-lo nas ruas.
7. Na cidade de Londres há uma media de 10 grandes shows de música por semana e com certeza irá encontrar a sua banda preferida em alguma casa de espetáculo.
8. Não deixe de conhecer os Pubs Ingleses, que estão por toda parte, e procure tomar muita cerveja, que são deliciosas.
9. Procure respeitar as leis do país, pois elas realmente funcionam, caso contrário terá sérios problemas na sua viagem.
10. Quando estiver em Londres experimente o Cornish Pasty
e a Shepherd’s pie
que são pratos típicos servidos em qualquer Pub Inglês, na sobremesa o melhor é o Trifle um bolo fofo embebecido em conhaque ou Sherry recheado com frutas e coberto com creme.
11. Em Londres há mais de 5.000 Pubs.
12. Há 200 Albergues da juventude e a maioria funciona 24 horas.
13. Nos finais de tarde poderá saborear os famosos chás, especialmente aos Domingos, com aquelas tortas fantásticas.
14. Uma das estações mais esperadas em Londres é o inverno, quando a cidade ganha uma “cara” completamente diferente do resto do ano.
Estados Unidos
15 curiosidades dos Estados Unidos
1. Os Estados Unidos, oficialmente Estados Unidos da América, são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal.
2. Sua capital é Washington e o idioma oficial, o inglês.
3. Em 1626, os índios venderam a Ilha de Manhattan aos holandeses por apenas US$24. Mas somente no dia 2 de fevereiro de 1665, a Ilha de Manhattan foi batizada com o nome de New York.
4. Etnicamente, a população é constituída por alemães, irlandeses, ingleses, italianos, escandinavos, poloneses, franceses, hispânicos, africanos e asiáticos.
5. Os Estados Unidos são praticamente um país bilíngüe! Tudo está escrito em inglês e em espanhol.
6. É a terra do consumismo exagerado. Muita gente compra, para depois pensar se quer o produto. Se não quiser, pode devolver em uma semana recebendo o dinheiro de volta, sem ninguém ao menos te perguntar o porquê.
7. A carteira de motorista pode ser tirada aos 16 anos.
8. Não existem frentistas nos postos de gasolina.
9. Quando o ônibus escolar para, todos os carros de todas direções são obrigados a parar também;
10. O cinema americano, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo
2. Sua capital é Washington e o idioma oficial, o inglês.
3. Em 1626, os índios venderam a Ilha de Manhattan aos holandeses por apenas US$24. Mas somente no dia 2 de fevereiro de 1665, a Ilha de Manhattan foi batizada com o nome de New York.
4. Etnicamente, a população é constituída por alemães, irlandeses, ingleses, italianos, escandinavos, poloneses, franceses, hispânicos, africanos e asiáticos.
5. Os Estados Unidos são praticamente um país bilíngüe! Tudo está escrito em inglês e em espanhol.
6. É a terra do consumismo exagerado. Muita gente compra, para depois pensar se quer o produto. Se não quiser, pode devolver em uma semana recebendo o dinheiro de volta, sem ninguém ao menos te perguntar o porquê.
7. A carteira de motorista pode ser tirada aos 16 anos.
8. Não existem frentistas nos postos de gasolina.
9. Quando o ônibus escolar para, todos os carros de todas direções são obrigados a parar também;
10. O cinema americano, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo
prato tipico
13. Os Estados Unidos são os maiores consumidores de café do mundo.
Muitos norte americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho.
14. O hábito de se comer hamburguer com coca-cola e batatas fritas é difundido pelo país inteiro.
14. O hábito de se comer hamburguer com coca-cola e batatas fritas é difundido pelo país inteiro.
15. O café da manhã americano é composto de ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados de café ou suco de laranja.
O almoço é muito leve e a maioria das famílias têm no jantar o principal prato do dia.
Argélia
12 Curiosidades da Argélia
1. O nome oficial da Argélia é República Argelina Democrática e Popular. É um país da África do Norte cuja capital é Argel.
2. É o segundo maior país da África - um pouco menor que o Sudão - com uma história de mil anos.
3. As areias do Saara ocupam 87% do território. Essencialmente montanhosa, a área restante é basicamente formada por várias cordilheiras, quase paralelas ao mar e separadas por vales irregulares.
4. 99% da população é muçulmana, 1% é católica. Há uma pequena minoria judaica que vive principalmente em Argel.
5. No monumento dos mártires, em Argel, há uma cripta dedicada aos mártires da Argélia, conhecidos e desconhecidos, que deram suas vidas ao longo dos cento e trinta anos de luta pela independência.
6. A nação tem a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. É ainda o décimo quarto país com maiores reservas de petróleo .
7. Uma boa parte do gás é exportada para a Europa por meio de uma tubulação que chega até a Itália pelo mar Mediterrâneo.
8. Constantine é uma cidade situada no platô próxima ao rio Rhumnel. Fundada por cartagineses que a chamaram de Cirta, é a cidade continuamente habitada mais velha da Argélia.
9. Djemila é considerada por muitos como a cidade que tem as mais belas e bem preservadas ruínas romanas do norte da África.
10. Entre os edifícios mais característicos encontra-se a mesquita. Costumam ser largas e estão precedidas de um patio com fontes onde fiéis fazem as abluções antes de entrar.
11. A UNESCO declarou como Patrimonios Mundiais as Ruinas Romanas de Timgad e as de Djemila, o sítio arqueológico de Tipasa, Tassili n´Ajjer e o Valle de M´Zab.
prato tipico
12. Entre as especialidades gastronômicas estão o burek, um folhado recheado de carne, cebola e ovos fritos e o cordeiro servido com ameixas secas.
Costa Rica
18 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE A COSTA RICA
A Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colombo em sua quarta viagem ao novo continente, em 1502. Também foi ele que provavelmente deu nome ao país.
A população é de 4,3 milhões de habitantes, um pouco maior que a da cidade brasileira de Salvador.
A capital e maior cidade do país é San José, na província de mesmo nome.
A Costa Rica não possui exército (ele foi abolido em dezembro de 1948).
Quase 50% da Costa Rica é coberta por florestas. Vinte e cinco por cento do território é protegido por leis ambientais.
A parte central do país concentra a maior quantidade de orquídeas do planeta, com mais de 1.000 espécies.
A Costa Rica é também famosa pelos seus imponentes vulcões - alguns ativos. Os mais conhecidos são o Irazú, o Poás e o Arenal.
O país possui dois litorais, o atlântico e o pacífico, ambos com praias que podem ser visitadas na maior parte do ano.
Faz fronteira com apenas dois países: a Nicarágua e o Panamá.
A Costa Rica é vista como uma das nações mais democráticas da América Latina (a única da região inclusa na lista das 22 democracias mais antigas do mundo).
Durante 17 anos, fez parte dos Estados Unidos da América Central, um país constituído pela Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala. Também manteve-se unido ao México, mas por apenas três anos.
É o país das Américas com o melhor Índice de Desempenho Ambiental (Environmental Performance Index, sigla EPI) da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Possuiu uma zona franca na fronteira com o Panamá, onde é possível comprar eletrônicos, perfumes, bebidas e outros produtos com pagamento em moeda local, dólar ou cartão de crédito internacional.
Graças a algumas insenções fiscais instituídas pelo governo, a Costa Rica tem atraído diversas empresas de alta tecnologia. A economia, porém, ainda é dependente da agricultura e do turismo.
A moeda do país chama-se Cólon costarriquenho.
As ruas não tem nomes, e a casas não tem número.
O prato mais popular da Costa Rica é o feijão com arroz (como podemos observar, não é só o brasileiro que aprecia a mistura). Os costarriquenhos adoram o casado, um prato à base de feijão, arroz, salada e carnes.
Os principais times de futebol do país são o Deportivo Saprissa, o Alajuelense e o Herediano
Alemanha
15 curiosidades da Alemanha
1. A maior cidade é a capital, Berlim, com 3,4 milhões de habitantes.
2. Principais rios da Alemanha: Rio Danúbio, Rio Elba e Rio Reno.
3. É conhecida como a terra dos poetas e pensadores.
4. Berlim é reconhecida como centro europeu da cultura, graças à chamada “ilha de museus”, suas três casas de opera, a Orquestra Filarmônica, os cinemas e teatros, o Festival Internacional de Cinema, as três universidades, as quatro escolas de Belas Artes e os 250 centros universitários de pesquisa.
5. O vocabulário ativo de um alemão seria calculado em torno de 12 a 16 mil palavras. Mas sem problema, a maioria dos alemães entende até 50 mil palavras.
6. A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) conta com 27 milhões de membros.
7. A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo.
8. Os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o primeiro carro movido à gasolina.
9. Os sumérios e os egípcios já produziam cerveja há mais de cinco mil anos, mas a cerveja produzida na Alemanha ganhou status de melhor do mundo porque só utiliza água, lúpulo e malte. O país tem 1.350 cervejarias e cinco mil marcas são produzidas.
2. Principais rios da Alemanha: Rio Danúbio, Rio Elba e Rio Reno.
3. É conhecida como a terra dos poetas e pensadores.
4. Berlim é reconhecida como centro europeu da cultura, graças à chamada “ilha de museus”, suas três casas de opera, a Orquestra Filarmônica, os cinemas e teatros, o Festival Internacional de Cinema, as três universidades, as quatro escolas de Belas Artes e os 250 centros universitários de pesquisa.
5. O vocabulário ativo de um alemão seria calculado em torno de 12 a 16 mil palavras. Mas sem problema, a maioria dos alemães entende até 50 mil palavras.
6. A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) conta com 27 milhões de membros.
7. A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo.
8. Os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o primeiro carro movido à gasolina.
9. Os sumérios e os egípcios já produziam cerveja há mais de cinco mil anos, mas a cerveja produzida na Alemanha ganhou status de melhor do mundo porque só utiliza água, lúpulo e malte. O país tem 1.350 cervejarias e cinco mil marcas são produzidas.
11. Nas ruas é obrigatório recolher o cocô do cachorro levado a passear.
12. Ônibus e trens não têm cobradores, o dinheiro é colocado em uma caixa junto ao motorista. Ele imprime o ticket e dá o troco.
prato tipico
13. Nem só de carne de porco e salsicha
vive um alemão. Há também o repolho – que em conserva torna-se o ingrediente principal do chucrute.
14. Mas a salsicha continua sendo muito importante no país. As salsicharias não se cansam de criar novos tipos da iguaria, até mesmo a de carne decorada com desenhos de animais, própria para crianças.
15. Existem várias receitas alemãs a base de cerveja e presunto e é muito comum o hábito de misturar frutas aos alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário